Português Inglês

Página Inicial

O tempo é a imagem móvel da eternidade imóvel

Platão (Filósofo grego, 428 - 347 a.C.)

Mover para esquerda Mover para direita

atendimento telefônico: prepare sua equipe para um trabalho de alto nível

                      ATENDIMENTO TELEFÔNICO: PREPARE SUA EQUIPE PARA UM TRABALHO DE ALTO NÍVEL


                                                                                  Por: Márcia Campiolo


 O atendimento telefônico, merecidamente, é considerado uma importantíssima ferramenta no caminho do sucesso dos profissionais médicos. É através do telefone, que na grande maioria dos casos,  após a decisão de escolha do médico, o processo de relacionamento cliente-clínica tem seu primeiro ponto de contato.


Além disso, o telefone é também uma poderosa ferramenta na árdua tarefa de manter com os clientes já atendidos anteriormente, um relacionamento estável e duradouro, uma vez que a maioria absoluta deles, ao precisarem novamente dos serviços da clínica, recorrem ao telefone para buscar este atendimento, seja para obter elucidação de dúvidas ou agendar procedimentos e consultas.


Conceitos de eficiência, preocupação com o bem estar do cliente e profissionalismo, são fatores que facilmente costumam ser incluidos na avaliação de quem realiza a ligação telefonica  e transferidos para a clínica como um todo, ou seja na etapa inicial, no primeiro ponto de contato, o relacionamento já pode se iniciar de forma preocupante, caso a equipe não esteja devidamente preparada.


Conhecer a real dimensão da importância desta área na clínica, é o primeiro passo para que o gestor possa organizar-se estrategicamente neste sentido, buscando alcançar atendimentos telefônicos com elevado nível de excelência. Não importa se a clínica é de porte maior ou menor, se possui um serviço de telefonia exclusivamente para este trabalho, ou se o atendimento telefônico é realizado junto com a recepção, os aspectos que iremos abordar aqui, aplicam-se a todos estes casos.



  • Linguagem

  • Articulação

  • Volume

  • Modulação

  • Ritmo



Ao telefone, as variáveis a serem controladas são menores, em relação ao atendimento face a face, uma vez que não há pistas visuais, assim, a habilidade verbal  será muito importante nos seguintes aspectos:



  • O que se fala 

  • Como se fala



Desta forma, a excelência no trabalho de atendimento telefônico, começa pela contratação dos membros da equipe que serão encarregados deste trabalho. Uma escolha inadequada, já compromete o restante do processo. É muito difícil treinar, preparar para esta área, alguem que não possui os requisitos e potencialidades importantes para o bom desenvolvimento deste trabalho.


Após a escolha de quem irá realizar o trabalho deve-se iniciar o treinamento que irá pepará-los para a execução desta tarefa, com elevado profissionalismos e eficiência.


Assim, para uma melhor compreensão, precisamos primeiro desvendar por partes um atendimento telefônico: 


Trapezóide: 1- SAUDAÇÃO INCIAL


2- CORPO DA LIGAÇÃO (ÁREA CRÍTICA)



 





  1. A Saudação inicial deve incluir a

    1. identificação da clínica

    2. identificação da atendente

    3. Cumprimento




Ao se definir qual será a identificação da clínica ao telefone, é importante lembrar que ela não deverá ser muito longa, assim, caso queira usar o nome do médico ou o nome da clínica e este nome escolhido for longo, procure encontrar uma forma de, sem descarcterizar a clínica, simplificar o nome utilizado na saudação inicial.



  1. O corpo da ligação é a área crítica do atendimento telefônico, uma vez que envolve aspectos técnicos , mas também, o bom senso e a criatividade do atendente, uma vez que ocorrem muitas situações onde o problema apresentado é inusitado, ou mesmo o atendimento de um cliente que apresenta perfil que dificulta um entendimento durante ligação.


Nesta etapa irá ocorrer:



    1. Identificação do cliente (que deverá a partir deste ponto ser chamado pelo nome)

    2. Identificação da necessidade do cliente

    3. Levantamento de informações necessárias para a apresentação das alternativas

    4. Apresentação de alternativas

    5. Negociação e explicitação de dúvidas do cliente em relação as alternativas

    6. Definição do que ficou acordado


  1. O fechamento da ligação deve ser cordial e constar de:

    1. Fornecer informações adicionais como: endereço, estacionamento, etc

    2. Repetir o que ficou acordado

    3. Agradecimento

    4. Saudação final, que poderá ser personalizada de acordo com o dia da semana, período do dia ou época do ano, como:




                                          i.    Tenha um bom dia!


                                         ii.    Tenha uma boa tarde!


                                        iii.    Tenha um bom fim de semana!


                                       iv.    Tenha um Feliz Natal!


O trabalho de atendimento telefônico deve ser  cordial eficaz e humanizado. Estas devem ser caracterísicas fundamentais deste trabalho. Além disso, seguem abaixo algumas dicas importantes que devem fazer parte do treinamento dos membros da equipe que trabalha no atendimento telefônico:


·         Utilizar com frequência expressões que utilizem palavras como: por gentileza, por favor, posso ajudá-lo? e muito obrigada!, com licença.


·         Não usar expressões como: querida, meu amor, bem, paixão, ect.


·         A atendente deve identificar o perfil do cliente (idade, vocabulário, etc) e procurar adequar a linguagem e rítmo da ligação a este perfil, para que a comunicação seja mais efetiva.


·         Durante o atendimento, as atendentes não devem ingerir alimentos ou líquidos .


·         Ter sempre um bloco de anotações em local de fácil acesso


·         Se uma ligação ficou em “espera”, ao retomar o atendimento, a atendente deve agradecer ao cliente por ter aguardado e então, dar continuidade em seu atendimento


·         O atendente deve considerar o assunto do cliente, sempre como importante, e buscar para o interlocutor uma resposta rápida e concreta.


O assunto é bastante extenso e não seria possível esgotá-lo neste artigo, mas é importante que fique assinalado a importância de um intenso trabalho de planejamento estratégico desta área, com ênfase na educaçaõ continuada dos membros da equipe que realizarão a tarefa de atender os clientes via telefone. Estas ações, podem se transformar em grandes aliadas do médico no caminho do crescimento e do sucesso profissional.


 




3-FECHAMENTO DA CHAMADA


Todos os artigos são de autoria de Márcia Campiolo e não podem ser alterados ou republicados sem a permissão da autora.

Clickweb Agência Digital