Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos pra mudar o que somos.
Eduardo Hughes Galeano (Jornalista e escritor argentino, nasceu em 1940)
1. Atenda o telefone , de forma objetiva, prática, elucidadora e humana. Procure encontrar a melhor solução para a questão do cliente, sem estender a conversa além do necessário para realizar o atendimento com elevada eficiência. Lembre-se, o telefone é um instrumento de trabalho fundamental nas clínicas e deve ser liberado o quanto antes para o atendimento de novas ligações.
2. O telefone é também uma poderosa ferramenta na árdua tarefa de manter com os clientes já atendidos anteriormente, um relacionamento estável e duradouro, uma vez que a maioria absoluta deles, ao precisarem novamente dos serviços da clínica, recorrem ao telefone para buscar este atendimento, seja para obter elucidação de dúvidas ou agendar procedimentos e consultas.
3. A excelência no trabalho de atendimento telefônico, começa pela contratação dos membros da equipe que serão encarregados deste trabalho. Uma escolha inadequada, já compromete o restante do processo. É muito difícil treinar, preparar para esta área, alguem que não possui os requisitos e potencialidades importantes para o bom desenvolvimento deste trabalho.
4. Ao se definir qual será a identificação da clínica ao telefone, é importante lembrar que ela não deverá ser muito longa, assim, caso queira usar o nome do médico ou o nome da clínica e este nome escolhido for longo, procure encontrar uma forma de, sem descaracterizar a clínica, simplificar o nome utilizado na saudação inicial.
1. Mesmo na impossibilidade de incluir algum cliente na agenda do médico da forma como este cliente solicitou, mostre interesse em ajudá-lo, ofereça alternativas, mostre a ele que você se interessa pelo problema que ele apresentou, e que mesmo não podendo atendê-lo, você teve todo o empenho em tentar conciliar a agenda do médico com as necessidades deste cliente. Esta postura poderá derrubar as barreiras que impediriam uma melhor compreensão da questão por parte dele e melhorar as possibilidades dele continuar sendo cliente desta clínica, mesmo não tendo o seu pedido atendido
2. A agenda é o combustível que alimenta todo o trabalho da clínica. A qualidade e a quantidade do combustível vai determinar em muitos aspectos como e até onde a clínica poderá chegar.
1. Com certeza, a medicina no Brasil, conta com um elevadíssimo número de profissionais altamente qualificados, nas diversas especialidades. Assim, um grande diferencial passa a ser também a forma como os atendimentos ocorrem dentro da clínica, em todas as suas etapas.
2. A iniciativa do contato pós consulta trás consigo a marca da proatividade que costuma frequentemente agradar ao cliente que sente-se “cuidado”pelo profissional médico escolhido por ele em sua última consulta médica daquela especialidade.
1. Se você estiver realizando algum atendimento na recepção, falando ao telefone, usando o computador, ou qualquer outra atividade e neste momento um outro cliente chega, é muito importante que você olhe para ele, sorria, cumprimente-o e se for necessário peça pra aguardar que você já irá atendê-lo. Não espere o término do que você estava fazendo para depois cumprimentá-lo. Mostre que você já o visualizou, que sabe que ele chegou. É muito ruim, chegar a qualquer lugar e a atendende não te olhar ou dar qualquer pista de que sua presença foi identificada no local.
2. Lembre-se, na recepção, não se deve usar a cadeira como se fosse um cabide, com blusas, casacos ou qualquer outra coisa pendurada. Procure sempre deixar a área de recepção arrumada.
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