Eu sempre sonhei em ter um computador que fosse tão fácil de utilizar quanto um telefone. Meu sonho se realizou. Eu não sei mais como utilizar meu telefone
Bjarne Stroustrup (Cientista da computação e professor catedrático na universidade Texas A&M, nasceu em 1950)
MERCADO MÉDICO E VISÃO DO FUTURO
Por: Márcia Campiolo
Um momento de rápidas transformações como este que estamos vivendo pede também aos profissionais médicos, a aquisição e desenvolvimento não só de habilidades e conhecimentos na área médica, mas também a de gerir eficientemente sua carreira profissional.
Esta, não é uma tarefa muito fácil, uma vez que envolve grande quantidade de variáveis interligadas que devem ser geridas de forma competente e simultânea, uma vez que todos os fatores se inter-relacionam e interferem no funcionamento do todo.
Dentro destas variáveis podemos incluir: formação de uma equipe de colaboradores de qualidade e preparada, manutenção e implementação de programas de educação continuada desta equipe, planejamento e estruturação adequada do ambiente físico da clínica, estratégias e planejamento de investimentos, relacionamento com convênios, investimento na formação e capacitação médica, gestão financeira e dos recursos humanos, investimento em políticas de atendimento e fidelização do cliente, sintonia afinada com os acontecimentos do mercado, relacionamento satisfatório e estável com a classe médica, conhecimento jurídico básico da área médica, além de preocupar-se em manter os serviços prestados dentro de preceitos éticos, com responsabilidade sócio-ambiental e humanizados. Sabe-se que hoje, a consciência de qualidade inclui o aspecto humano do processo.1
Mas, diante desta complexa equação, é preciso lembrar que a sua solução eficiente depende de uma questão, cuja resposta podemos considerar como básica na determinação dos rumos que a carreira do médico irá seguir: Qual é o alcance da visão de mercado e de sua profissão que este profissional possui?
Podemos dizer que esta visão deve ter distância e abrangência considerável, para que ele possa estar motivado para esta busca contínua das habilidades que o tornarão um profissional melhor preparado para gerir de forma eficaz sua carreira em busca de sucesso profissional.
Profissionais cuja visão é muito limitada, costumam conduzir suas carreiras, tomando decisões e fazendo opções dentro desta mesma lógica. O resultado, também deverá situar-se dentro deste enfoque, uma vez que ele tem dificuldades em assimilar e incorporar uma visão mais ampla e aprofundada das necessidades atuais da profissão. Assim, inclusive ao compor e preparar sua equipe de colaboradores “ele” acaba por conduzir e alcançar objetivos limitados pelo alcance de sua “visão”.
Para competir de forma bem sucedida no mercado crescentemente desafiador, o médico deve ter a visão focada na busca de elevados níveis de sucesso.2 Desta forma, as estratégias de gestão adotadas em cada área da clínica médica irão refletir a visão ampla e bem dimensionada do gestor.
No livro que escrevi “Gestão do consultório Médico - Desenvolvendo e administrando sistemas com elevada qualidade no atendimento ao cliente”, procuro no início do livro sintonizar o leitor com o mercado, através de uma retrospectiva histórica resumida dos fatos marcantes que levaram o cliente e o mercado a se configurarem da forma como estão, numa tentativa de ampliar a visão que o leitor tem da área. Acredito que a eficácia de qualquer ferramenta de gestão depende da habilidade de compreensão e utilização da mesma. Assim, tornar mais visível a complexa rede de informações que compõem o mercado é etapa primordial para a ampliação do alcance das estratégias dos gestores.
A seguir, o livro passa a apresentar ferramentas de gestão simples e eficazes no sentido de profissionalizar a forma como o consultório é conduzido por seu gestor; ferramentas estas, cuja utilização e eficácia vão depender em grande parte da amplitude da compreensão do profissional médico que está à frente das estratégias de gestão de seu consultório.
O mercado médico está caminhando para uma condição cada vez mais competitiva, com a adição constante de novas variáveis que tornam a missão da gestão eficaz cada vez mais complexa. Na oftalmologia esta é uma característica bastante marcante e presente intensamente na vida dos Oftalmologistas de uma forma bastante dinâmica, no sentido de que caminha progressivamente e constantemente exigindo mais do profissional a cada dia .
Apesar disto existe muito espaço para o otimismo no sentido da possibilidade concreta de sucesso, em cujo âmago repousa inquietamente o olhar sobre a vastidão complexa que compõe as características desta nobre profissão.
Certamente, no alcance deste olhar está uma das grandes forças que impulsionam o médico na gestão eficiente e bem sucedida de sua carreira.
Todos os artigos são de autoria de Márcia Campiolo e não podem ser alterados ou republicados sem a permissão da autora.