Português Inglês

Página Inicial

Domar o tempo não é matá-lo, é vivê-lo

Afonso Arinos de Melo Franco (Jurista, político, historiador, professor, ensaíta e crítico brasileiro, 1905-1990)

Mover para esquerda Mover para direita

mercado médico - contra ponto – para jbo-jornal brasileiro de oftalmologia


                                             MERCADO MÉDICO E VISÃO DO FUTURO


                                                                  Por: Márcia Campiolo


Um momento de rápidas transformações como este que estamos vivendo pede também aos profissionais médicos, a aquisição e desenvolvimento não só de habilidades e conhecimentos na área médica, mas também a de gerir eficientemente sua carreira profissional.


            Esta, não é uma tarefa muito fácil, uma vez que envolve grande quantidade de variáveis interligadas que devem ser geridas de forma competente e simultânea, uma vez que todos os fatores se inter-relacionam e interferem no funcionamento do todo.


             Dentro destas variáveis podemos incluir: formação de uma equipe de colaboradores de qualidade e  preparada, manutenção e implementação de programas de educação continuada desta equipe, planejamento e estruturação adequada do ambiente físico da clínica, estratégias e planejamento de investimentos, relacionamento com convênios, investimento na formação e capacitação médica, gestão financeira e dos recursos humanos, investimento em políticas de atendimento e fidelização do cliente, sintonia afinada com os acontecimentos do mercado, relacionamento satisfatório e estável com a classe médica, conhecimento jurídico básico da área médica, além de  preocupar-se em manter os serviços prestados dentro de preceitos éticos, com responsabilidade sócio-ambiental e  humanizados. Sabe-se que hoje, a consciência de qualidade inclui o aspecto humano do processo.  


            Mas, diante desta complexa equação, é preciso lembrar que a sua solução eficiente depende de uma questão, cuja resposta podemos considerar como básica na determinação dos rumos que a carreira do médico irá seguir: Qual é o alcance da visão de mercado e de sua profissão que este profissional possui?


            Podemos dizer que esta visão deve ter distância e abrangência considerável, para que ele possa estar motivado para esta busca contínua das habilidades que o tornarão um profissional melhor preparado para gerir de forma eficaz sua carreira em busca de sucesso profissional.


            Profissionais cuja visão é muito limitada, costumam conduzir suas carreiras, tomando decisões e fazendo opções dentro desta mesma lógica. O resultado, também deverá situar-se dentro deste enfoque, uma vez que ele tem dificuldades em assimilar e incorporar uma visão mais ampla e aprofundada das necessidades atuais da profissão.             Assim, inclusive ao compor e preparar sua equipe de colaboradores “ele” acaba por conduzir e alcançar objetivos limitados pelo alcance de sua “visão”.


            Para competir de forma bem sucedida no mercado crescentemente desafiador, o médico deve ter a visão focada na busca de elevados níveis de sucesso. Desta forma, as estratégias de gestão adotadas em cada área da clínica médica irão refletir a visão ampla e bem dimensionada do gestor.


            No livro que escrevi “Gestão do consultório Médico - Desenvolvendo e administrando sistemas com elevada qualidade no atendimento ao cliente”, procuro no início do livro sintonizar o leitor com o mercado, através de uma retrospectiva histórica resumida dos fatos marcantes que levaram o cliente e o mercado a se configurarem da forma como estão, numa tentativa de ampliar a visão que o leitor tem da área. Acredito que a eficácia de qualquer ferramenta de gestão depende da habilidade de compreensão e utilização da mesma. Assim, tornar mais visível a complexa rede de informações que compõem o mercado é etapa primordial para a ampliação do alcance das estratégias dos gestores.


            A seguir, o livro passa a apresentar ferramentas de gestão simples e eficazes no sentido de profissionalizar a forma como o consultório é conduzido por seu gestor; ferramentas estas, cuja utilização e eficácia vão depender em grande parte da amplitude da compreensão do profissional médico que está à frente das estratégias de gestão de seu consultório.


            O mercado médico está caminhando para uma condição cada vez mais competitiva, com a adição constante de novas variáveis que tornam a missão da gestão eficaz cada vez mais complexa.  Na oftalmologia esta é uma característica bastante marcante e presente intensamente na vida dos Oftalmologistas de uma forma bastante dinâmica, no sentido de que caminha progressivamente e constantemente exigindo mais do profissional a cada dia .


            Apesar disto existe muito espaço para o otimismo no sentido da possibilidade concreta de sucesso, em cujo âmago repousa inquietamente o olhar sobre a vastidão complexa que compõe as características desta nobre profissão.


            Certamente, no alcance deste olhar está uma das grandes forças que impulsionam o médico na gestão eficiente e bem sucedida de sua carreira.


 

 

 

 

 

Referências:

 


  1. Moller, C. O lado humano da qualidade, Pioneira Thonson, São Paulo 2002.


 


  1. Sandra E.D., Mac Graw, J.D., Benchmarking: New Measures of success. Administrative Eye Care, volume 8, number 2, Spring 1999.


Todos os artigos são de autoria de Márcia Campiolo e não podem ser alterados ou republicados sem a permissão da autora.

Clickweb Agência Digital