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Quatro coisas caracterizam todo juiz digno deste nome: ouvir com cortesia, responder com sabedoria, ponderar com sobriedade, decidir com imparcialidade.

Sócrates (Filósofo grego 470 a.C. - 399 a.C.)

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novos conceitos no gerenciamento dos recursos humanos


                                   NOVOS CONCEITOS NO GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS


                                                                                Por: Márcia Campiolo


Com um processo rápido e contínuo de mudanças globais, observa-se profundas mudanças  no perfil do cliente e na relação médico-paciente. Assim, os gestores de clínicas médicas, sentem fortemente a necesidade de buscarem ações mais abrangentes e inovadoras de administração, tornando-se cada vez mais estrategistas, principalmente no que se refere aos recursos humanos, uma vez que é notória a sua importância para o sucesso do profissional médico


Inovar,  é introduzir novidade no antigo, é sair da caixa onde os velhos costumes em práticas antigas nos aprisonam, e com isto, alcançar  uma equipe integrada, motivada, eficiente, com vontade de crescer, aprender, se desenvolver, de alcançar  o sucesso.


Atualmente, gerir pessoas não é mais sinônimo de controle, padronização ou rotinização, mas significa estimular o envolvimento, crescimento e o desenvolvimento da equipe. Assim, esta é, com certeza, uma tarefa de grandes proporções.


É importante citar os 5 graves erros mais frequentemente,  praticados no gerenciamento dos recursos humanos das clínicas:


Contratar a pessoa errada

Não oferecer condições de trabalho estimulantes a pessoa certa


Deixar de preparar adequadamente a pessoa certa

Manter no trabalho a pessoa errada

Perder a pessoa certa

As razões que levam a estes erros, são determinadas por uma multiplicidade muito grande de fatores, e é de vital importância para o gestor, manter-se o mais distante possível, destas armadilhas. A tarefa, é árdua, mas com certeza, é fundamental que se evite tais erros, uma vez que eles  trazem consigo, consequências danosas ao desempenho geral da clínica, atuando negativamente sobe as chances de sucesso.


Alem disso, este trabalho precisa estar continuadamente sintonizado com as novas necessidades de mercado e buscar melhoria contínua. Para isto, o PDCA, ou ciclo de Deming, demonstra como é importante que um Sistema de Gestão de qualidade tenha 4 etapas fundamentais: Plan (planejamento), Do (executar  de acordo com o planejamento), Check (verificar e monitorar os resultados) e Act (Agir em função da avaliação dos resultados alcançados, aprimorando e corrigindo falhas). Desta forma, a gestão dos recursos humanos estará continuadamente em busca de crecimento da qualidade nesta área, de forma plenejada e em constante correção de rumos.


É preciso reconhecer que, é muito importante que o gestor, tenha elevada resistência a frustações, uma vez que, ao se lidar com pessoas, fatalmente ocorrerão erros de avaliação, ou mudanças inesperadas, no percurso do comportamento de colaboradores. Estas situações muitas vezes levam a questionamentos quanto a real validade de determinadas estratégias que enfatizam ações voltadas para a elevada valorização da equipe.


Situações frustrantes ou avaliações equivocadas, não invalidam a grande importância deste trabalho, pelo contrário, tornam-se fontes de aprendizado que auxiliarão no planejamento das estratégias futuras, onde, tais ocorrências poderão ser evitadas com maior destreza.


Inovar, ser criativo e obter elevados resultados positivos neste trabalho, sem dúvida, auxiliarão fortemente os profissionais médicos em sua busca pelo sucesso profissional, neste mercado altamente competitivo. Assim, o gestor dos recursos humanos, deve manter-se constantemente, com uma visão ampla e crítica de seu trabalho,  pois, como dizia Thomas Edison: "Se existe uma forma de fazer melhor... descubra-a." .


Todos os artigos são de autoria de Márcia Campiolo e não podem ser alterados ou republicados sem a permissão da autora.

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