Português Inglês

Página Inicial

Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos pra mudar o que somos.

Eduardo Hughes Galeano (Jornalista e escritor argentino, nasceu em 1940)

Mover para esquerda Mover para direita

seleção de colaboradores: em busca de novos talentos para a equipe


                         SELEÇÃO DE COLABORADORES: em busca de novos talentos para a equipe


                                                                            Por: Márcia Campiolo


Escolher um novo funcionário para integrar a equipe de colaboradores da clínica não é uma tarefa das mais simples. A seleção, consiste-se em em processo com várias etapas que é organizado e desenvolvido por cada clínica, de acordo com as suas necessidades e estrutura disponível para este trabalho, visando escolher o melhor candidato para ocupar o cargo disponível. Na realidade, a seleção é uma tentativa de prever o comportamento futuro do candidato, ou seja, a partir das informações obtidas no processo de seleção, escolher aquele que possivelmente terá melhor desempenho em suas funções na clínica. Sem dúvida,  este é um grande desafio na área de Recursos Humanos.


Além disso, é importante salientar, que, atualmente a seleção busca obter colaboradores com talentos, para desenvolver competências que estejam em sintonia com o projeto de sucesso da clínica, tornando este trabalho ainda mais desafiante.


A grande maioria das clínicas e consultórios médicos no Brasil, possui entruturas pequenas e médias, onde processos complexos de seleção  não poderiam ser desenvolvidos adequadamente. Assim, é importante a opção por procedimentos eficazes, e compatíveis com as condições da  clínica.


A contratação de novos colaboradores, vai então, desencadear um processo com três etapas básicas:


Recrutamento -   Seleção - Integração do novo colaborador


Para o recrutamento, podemos citar alguns exemplos de fontes que podem ser utilizadas  na clínica:


·         Manter banco de currículos: é muito comum, candidados enviarem seus currículos espontaneamente para clínica, seja pessoalmente, pelo correio ou e-mail. Estes currículos precisam ser datados e arquivados adequadamente para fácil acesso no caso de disponibilidade de vagas.


·         Site da clínica com área para envio de currículos: no caso de clínicas que possuam site na internet, é interessante ter no menu, a opção para que candidados possam enviar seus currículos, para compor o banco de dados da clínica.


·         Divulgação da disponibilidade da vaga em escolas técnicas:de acordo com o tipo de vaga disponível, é possível divulgá-la nas escolas que formam profisionais nas áreas buscadas. Escolas técnicas de contabilidade, enfermagem e outras, costumam realizar este trabalho.


·         Recrutamento Interno: os próprios funcionários, podem indicar pessoas conhecidas que possuam o perfil para o cargo.


·         Agências especializadas em seleção: neste caso, contrata-se uma agência, que poderá desenvolver somente o trabalho de recrutamento e encaminhamento de candidatos, ou mesmo do processo de seleção.


No caso da clínica realizar o seu próprio  processo de seleção,  será necessário então, após o recrutamento, iniciar um trabalho de triagem inicial dos  currículos, onde somente os candidados que preenchem os requisitos básicos do cargo, como: escolaridade, idade, etc, possam participar da seleção.


Para a seleção do candidato, é preciso salientar que o instrumento que melhor se adapta à realidade das clínicas e consultórios médicos, é a entrevista de seleção, uma vez que outras técnicas mais complexas, exigiriam profissionais especializados.


Na entrevista, podemos utilizar um roteiro semi-estruturado,  com espaço flexível para ampliar ou mesmo mudar alguns rumos da entrevista, de acordo com as informações que vão sendo obtidas no decorrer da mesma.


Dentro do contexto atual, de busca de potenciais talentos para compor a equipe, eu sugiro, que a entrevista não seja apenas composta de perguntas, mas também de situações hipotéticas que podem ser apresentadas ao candidado, para que ele se posicione diante delas.


As perguntas e situações apresentadas devem ter um foco muito claro no perfil e competencias do candidato  que se está buscando.


Além disso é preciso salientar algumas dicas importantes para o sucesso desta ferramenta:


·         Preparar-se com antecedência para a entrevista, tendo muito claro o perfil que se está buscando, assim como as necessidades da clínica


·         Realizar a entrevista em local e horários adequados, que permitam a privacidade e tranquilidade necessárias.


·         Na chegada do candidato, estabelecer um rapport, criaando um clima agradável e tranquilo


·         Evitar perguntas que tenham como resposta “sim”ou “não”.


·         Manter contato visual com o candidato


·         Incentivar o candidato a falar na maior parte do tempo da entrevista


·         Manter o controle dos rumos da entrevista, não permitindo divagações


·         Observar atentamente o comportamento e a fala do candidato formulando novas perguntas e situações hipotéticas que possam explorar melhor os elementos observados e possíveis contradições.


·         Ao final, agradecer ao candidato pela paticipação, informá-lo sobre como será a continuidade do processo, em que momento ele receberá informações sobre a decisão final e despedir-se cordialmente


Após a escolha do candidato, é muito importante que a clínica organize a integração deste colaborador ao seu novo ambiente de trabalho. Esta integração é muito importante, uma vez que permite ao novo contratado iniciar o seu relacionamento com a clínica de forma agradável e apropriada, para que ele possa ter as condições adequadas ao seu pleno desenvolvimento.


Obseva-se muitas vezes que a contratação de um novo colaborador com excelente potencial, pode não ter as expectatizas sobre o seu desempenho  concretizadas em função de um início inadequado na clínica. Desta forma, integrar adequadamente o novo contratado é um passo inportante para o sucesso do processo seletivo.


Todos os artigos são de autoria de Márcia Campiolo e não podem ser alterados ou republicados sem a permissão da autora.

Clickweb Agência Digital