Português Inglês

Página Inicial

Quatro coisas caracterizam todo juiz digno deste nome: ouvir com cortesia, responder com sabedoria, ponderar com sobriedade, decidir com imparcialidade.

Sócrates (Filósofo grego 470 a.C. - 399 a.C.)

Mover para esquerda Mover para direita

a oftalmologia e a gestão da carreira profissional

A OFTALMOLOGIA E A GESTÃO DA CARREIRA PROFISSIONAL

Márcia Campiolo

A SBAO-Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia, neste ano, completou 14 anos. Foram anos de conquistas, crescimento e amadurecimento, onde a Oftalmologia Brasileira, teve ao seu lado, uma entidade preocupada em proporcionar a médicos, administradores e colaboradores da área médica oftalmológica, o suporte necessário, para auxiliá-los no árduo caminho da profissionalização da gestão das clínicas, consultórios e hospitais.
Neste último Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia, que aconteceu em Natal (RN), no mês de maio/2010, perto de 400 profissionais em busca de conhecimentos de Administração na área da Saúde, estiveram diariamente presentes nas salas de aula da SBAO, durante os três dias de congresso. A necessidade premente de conhecimentos na área de Gestão Medica, tem sido cada vez mais sentida por oftalmologistas de todo o mundo. De uma forma geral, atualmente, os profissionais médicos, de qualquer especialidade, precisam destes conhecimentos, mas, a oftalmologia especificamente, em função das características da especialidade, com certeza, precisa ter um olhar ainda mais atendo sobre esta questão.
Nesta área da medicina, a elevada e acelerada produção de conhecimento, assim como de ferramentas científicas e tecnológicas, faz com que o profissional médico precise, para crescer na profissão, realizar elevados e constantes investimentos em conhecimento, tecnologia, estrutura de atendimento e em Recursos Humanos para auxiliá-lo em diversos processos dentro de seu trabalho.
Gerir eficientemente a carreira, é uma equação, que, para levar o medico ao caminho do sucesso, serão certamente necessários, conhecimentos administrativos.
É importante lembrar, que no caso de grandes estruturas de atendimento em Oftalmologia, onde o médico, possa contar com administradores profissionais, mesmo nestes casos, ele, continua sendo o líder maior do empreendimento e precisa de conhecimentos administrativos, para poder acompanhar, participar, atuar e definir seus objetivos, estratégias e rumos.
Nas pequenas estruturas, a necessidade do preparo administrativo do médico, fica ainda mais evidente, uma vez que, ele deverá assumir o papel de empreendedor e gestor de sua clínica ou consultório.
A formação médica no Brasil, tem tido a preocupação centrada no conhecimento médico, mas quando um recém formado chega ao mercado, para dar o início a sua carreira profissional, se depara com inúmeras circunstâncias, para as quais, frequentemente não está preparado. Entre estes novos desafios, podemos destacar: a escolha da localidade de trabalho, montagem de estrutura de atendimento, compra de equipamentos e materiais, contratação de auxiliares, controle de contas a pagar e receber, exigências sanitárias e de segurança, além de muitas outras. São também necessários, conhecimentos, pelo menos básicos na área jurídica, contábil e tributária.
Tal carência de preparo, não é privilégio exclusivo dos médicos recém formados. Observa-se frequentemente no mercado, profissionais que já se encontram em atuação há muito tempo, manifestarem também, sua grande dificuldade nesta área.
É dentro deste contexto, onde o preparo do médico para gerir sua carreira, tornou-se uma condição de enorme importância, para uma melhor chance de sucesso profissional, que a SBAO está inserida, ao lado da Oftalmologia Brasileira, procurando proporcionar cursos, palestras e outras atividades educativas, que permitam aos médicos, assim como, aos seus administradores e colaboradores a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades gerenciais que devem caminhar ao lado do conhecimento médico científico, tornando os médicos oftalmologistas melhor preparados para enfrentar este mercado exigente e altamente competitivo.



Artigo publicado no NOTICIERO ALACCSA do Mês de Julho/2010
Publicado em Português e espanhol

ALACCSA - Asociacion Latinoamericana de Cirujanos de Cornea Catarata y Segmento Anterior



MÁRCIA CAMPIOLO
www.marciacampiolo.com.br


Márcia R. F. Campiolo é Psicóloga com especialização em Administração de Recursos Humanos, ex-docente universitária e atuante na área de Psicologia empresarial há mais de 26 anos, possuindo longa experiência em desenvolvimento e gestão de programas empresariais.??
Dentro de empresas desenvolveu inúmeros projetos na sua área de especialidade, além de ministrar palestras e cursos envolvendo gestão de pessoas na área empresarial.??
Desde 1996, tem se dedicado exclusivamente à Gestão Médica, fazendo uso de sua experiência na área empresarial, para adaptar e desenvolver trabalhos especializados nesta área, sendo inclusive gestora de uma clínica médica.??
Tem ministrado palestras e cursos em congressos e outros eventos na área médica, cujos temas abordam a compreensão e implementação dos processos de Gestão, excelência no atendimento a clientes, treinamento e educação continuada de equipes, programas educacionais e de relacionamento com clientes, além de outros programas que visam a
profissionalização da gestão dos consultórios, assim como do atendimento prestado nesta área.??
Presta serviços de consultoria a clínicas e hospitais, na area de atendimento ao cliente, reestruturação de ciclos de trabalho, solução de problemas administrativos, especialização e profissionalização do trabalho da equipe com a agenda médica, telefone e recepção, além de outras atuações dentro do contexto de Gestão Médica.
Atualmente é Diretora Administrativa e membro da comissão de cursos da SBAO-Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia, uma das coordenadoras da área de Gestão Médica da SOBLEC (Sociedade Brasileira de Córnea, Lentes de contato e Refratometria) , membro da ASOA- American Society of Ophthalmic Administrators
Além disso, é colunista na área de Recursos Humanos da Revista DOC – Gestão em Saúde e da Revista SBAO – Gestão em Oftalmologia, do qual é também editora.
É autora do livro: “GESTÃO DO CONSULTÓRIO MÉDICO -Desenvolvendo e administrando sistemas com elevada qualidade no atendimento ao cliente”, publicação dirigida a médicos e gestores de consultórios em geral, lançado em maio/2007, pela editora Cultura Médica, e segunda edição lançada em agosto/2009 pela Editora Cultura Médica e Guanabara Koogan.??
Em 2010 e 2011 estão programados novos lançamentos de livros da autora na área de Gestão Médica.


Todos os artigos são de autoria de Márcia Campiolo e não podem ser alterados ou republicados sem a permissão da autora.

Clickweb Agência Digital